Bactéria incluída em grupo crítico da OMS é encontrada em UTI da Santa Casa de Amparo
28/08/2025
(Foto: Reprodução) Foto de arquivo da Santa Casa Anna Cintra de Amparo (SP)
Reprodução EPTV
Uma vistoria da Vigilância Sanitária de Amparo (SP) identificou na UTI da Santa Casa Anna Cintra a presença da Acinetobacter baumannii, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das cinco principais causas de mortalidade por infecções resistentes a antibióticos no mundo.
Apontada como resistente aos antibióticos de última linha, usados quando outros tratamentos falham, a Acinetobacter baumannii está incluída no grupo crítico da lista de patógenos prioritários da OMS para pesquisa e desenvolvimento de novos antibióticos e ações de saúde pública.
Por medida de segurança, quatro pacientes foram transferidos para uma UTI de retaguarda nesta quinta-feira (28).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias de Campinas e região:
App do g1 para Android
App do g1 para iOS
O que será feito?
Segundo a prefeitura, nas próximas 72 horas a UTI principal "passará por um processo minucioso de higienização e desinfecção de todo o ambiente, equipamentos e insumos, conforme as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde".
A identificação do micro-organismo ocorreu durante uma vistoria de rotina, e a transferência dos pacientes ocorreu, segundo a prefeitura, "de forma preventiva e seguindo os rigorosos protocolos de biossegurança, garantindo a continuidade do tratamento".
Acinetobacter baumannii
Em 2012, os pesquisadores descreveram a Acinetobacter baumannii como um "patógeno bacteriano oportunista emergente" associado a infecções hospitalares.
O risco de infecção aumenta conforme o tempo em que os pacientes permanecem hospitalizados. Pessoas com sistemas imunológicos vulneráveis estão particularmente em risco.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas