Na capital do Brasil, conheça histórias de quem largou tudo para viver na estrada, morando sobre rodas
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Na capital do Brasil, conheça histórias de quem largou tudo para viver na estrada, morando sobre rodas
Reprodução/ Terra da Gente
A caminho da cobertura da COP-30, a equipe do Terra da Gente faz uma parada estratégica em Brasília (DF) neste sábado (14). A bordo do motorhome, a expedição chega à capital do país para revelar não apenas a fauna urbana, mas também histórias de quem transformou a estrada em lar (veja onde assistir no fim da matéria).
📱 Receba conteúdos do Terra da Gente também no WhatsApp
É o caso de Rita e Denis. O casal de Araras (SP), acompanhado da cachorrinha Tequila, decidiu há cinco anos trocar a rotina fixa por novas aventuras sobre rodas.
Eles receberam nossa equipe na Kombi onde moram e definem o estilo de vida como sinônimo de liberdade e uma oportunidade única de explorar os diferentes cantos do Brasil.
Veja mais do Terra da Gente:
DE GARÇOM A RASTREADOR DE ONÇAS: O brasileiro que vive entre predadores nas Américas e busca salvar espécies
CURA NATURAL: Pesquisadores da Unicamp descobrem potencial curativo da casca de romã
ASSISTA: Brasileira reúne 3 anos de vídeos e revela o 'canto' de aves no Japão
Rita, Denis e sua cachorrinha Tequila receberam a equipe do Terra da Gente em sua kombi, onde também moram.
José Ferreira Filho e Jeferson Souza
As emas do Planalto
A viagem continua pelos jardins do Palácio do Planalto, onde vive um bando da maior ave da América do Sul: a ema (Rhea americana).
O programa leva você, direto de casa, para um encontro especial com esses animais. Vamos compartilhar curiosidades sobre essas aves que, apesar de não voarem, são corredoras natas, podendo alcançar até 60 km/h.
Nos jardins do Palácio do Planalto vive um bando de emas, a maior ave da América do Sul .
José Ferreira Filho e Jeferson Souza
Encontro com o Paranoá
Do outro lado do Palácio do Planalto está o Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente. O nome é uma homenagem ao jaburu (ou tuiuiú), ave símbolo do Pantanal que pode ser vista ocasionalmente no Lago do Jaburu, conectado ao famoso Lago Paranoá.
Ave jaburu, ou tuiuiú, que pode ser vista ocasionalmente no Lago do Jaburu.
José Ferreira Filho e Jeferson Souza
O Paranoá, aliás, impressiona pelas dimensões: é um dos maiores lagos artificiais urbanos do mundo, com área aproximadamente quatro vezes maior que a do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Além de servir de habitat para a fauna e sustento para pescadores, o local é cercado de lendas que serão contadas nesta edição.
Lago Paranoá, um dos maiores lagos artificiais urbanos.
José Ferreira Filho e Jeferson Souza
Em cada motorhome, uma história
Às margens do lago, o clima é de comunidade. O local se tornou ponto de encontro de viajantes de várias regiões do Brasil que estacionam seus motorhomes para conhecer a capital.
Cada veículo carrega uma história, e a equipe do Terra da Gente aproveita para compartilhar a sua: a estadia em Brasília contou com um jantar especial preparado no motorhome e uma confraternização com os “vizinhos de estrada”, que percorrem o país em busca de novas experiências e dias melhores.
Às margens do lago, local se tornou ponto de encontro de motorhomes.
José Ferreira Filho e Jeferson Souza
Hora do Rancho
O quadro culinário estreia com novidades: agora, Giuliano Tamura assume a cozinha para ensinar o preparo de uma galinhada na panela de pressão. Uma receita fácil, prática e muito saborosa para fechar o sábado.
O Terra da Gente vai ao ar neste sábado (14), às 14h30, na EPTV (afiliada da TV Globo). Você também pode acompanhar no globoplay e aqui no g1.
Hora do Rancho ensina você a preparar uma galinhada.
Edivaldo Souza
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente