Operação fecha fábrica clandestina de placas de veículos e prende dupla em Campinas
29/08/2025
(Foto: Reprodução) Investigações policiais descobrem fábrica clandestina de placas em Campinas
Uma operação da Polícia Civil e do Detran-SP fechou, na manhã de quinta-feira (28), uma fábrica clandestina de placas para automóveis no Jardim do Lago, em Campinas (SP). Duas pessoas foram presas.
Segundo a Polícia Civil, no local, funcionários da Emplacar Brasil foram flagrados produzindo as placas sem autorização. A licença da empresa estava suspensa há cerca de um ano porque, ainda de acordo com a polícia, os donos não repassavam as taxas ao Detran-SP.
"Ela [empresa] dava a entender que estava funcionando dentro da legalidade. Tanto é que havia o nome dela pintado na parede, havia todos os anúncios, inclusive um cavalete com placas expostas lá, chamando os clientes como uma forma de publicidade. Então, uma pessoa comum que fosse solicitar o serviço estava sendo enganada. Por isso mesmo que também incide o crime contra as relações de consumo", explicou o delegado Marcel Fehr.
Os policiais encontraram máquinas ligadas, como prensa e estamparia, além de centenas de placas cortadas, outras recém-estampadas e várias prontas para serem estampadas.
Segundo as investigações, o material era destinado a carros, motos e caminhões produtos de crime, alguns com registros de outros estados.
O dono da empresa e a cunhada dele foram autuados em flagrante por adulteração de sinal identificador de veículo e crime contra as relações de consumo.
Operação fecha fábrica clandestina de placas de veículos e prende dupla em Campinas
Polícia Civil/Divulgação
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas