PF prende mulher em Campinas em operação contra rede de exploração sexual de brasileiras na Europa
28/08/2025
(Foto: Reprodução) IMAGEM DE ARQUIVO: sede da Polícia Federal em Campinas (SP)
Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal (PF) prendeu em Campinas (SP), nesta quinta-feira (28), uma mulher suspeita de envolvimento em um esquema de aliciamento de mulheres brasileiras para exploração sexual na Europa. A operação recebeu o nome de “Promessa Ilusória”.
Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na metrópole. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de imóveis, veículos, criptoativos e outros bens no valor de R$ 8,3 milhões, o equivalente ao lucro obtido com a exploração das vítimas.
Ainda de acordo com a PF, as investigações começaram a partir de uma denúncia anônima. As mulheres eram recrutadas nas redes sociais com promessas de lucros altos, mas, ao chegarem ao destino, eram ameaçadas e sofriam controle financeiro e restrição de liberdade.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias da região em tempo real e de graça
Segundo as investigações, os responsáveis pelo esquema usavam codinomes em sites de prostituição, controlavam anúncios e enviavam homens armados para intimidar aquelas que tentavam fugir. Há relatos de cárcere privado, recolhimento de passaportes e ameaças de morte.
A PF afirma que parte do grupo atuava no Brasil e outra parte no exterior. As investigações continuam sob sigilo.
Quais as diferenças entre a prisão temporária e a preventiva?
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas