Quem são os empresários presos por envolvimento em plano do PCC para matar promotor em Campinas
29/08/2025
(Foto: Reprodução) José Ricardo Ramos (à esquerda) e Maurício Silveira Zambaldi (à direita) foram presos por suspeita de financiar plano para matar promotor do MP de Campinas (SP).
Reprodução Ministério Público / Arquivo pessoal
Os empresários Maurício Silveira Zambaldi e José Ricardo Ramos foram presos, na manhã desta sexta-feira (29), suspeitos de financiar um plano para matar o promotor Amauri Silveira Filho, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Campinas (SP).
Os dois atuam nos setores de comércio de veículos e transporte e foram presos no bairro Cambuí e no condomínio Alphaville, em Campinas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Maurício é conhecido como Dragão, é dono da loja de motos Dragão Motors, na Vila Joaquim Inácio, em Campinas, e tem 2,8 milhões de seguidores no Instagram. O estabelecimento era usado para fazer a lavagem de dinheiro da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Segundo MP, o suspeito foi um dos principais alvos investigados em operação que apura os crimes cometidos pela facção, realizada em fevereiro de 2025, e queria matar o promotor para 'recuperar prestígio' no crime.
De acordo com a investigação, o plano envolvia a busca por um atirador no Rio de Janeiro e o uso de uma caminhonete blindada com uma metralhadora .50.
Moradores do entorno da loja relataram que a loja de Maurício estava fechada há um mês, e que as motos e carros de luxo estavam sendo retiradas do estabelecimento.
José Ricardo é apontado como associado ao PCC e dono da JR Ramos Transportes. Ele tem passagem na polícia por homicídio qualificado, receptação e roubo majorado, sendo que cumpriu pena pelos dois últimos crimes até 2010.
Ele teria sido destacado para, ao menos, acompanhar a rotina do promotor e identificar os pontos de frequência habitual, para que o plano para matá-lo fosse executado. Ele também seria o responsável por obter carros blindados e contratar quem praticaria o crime.
Leia mais:
Quem é Maurício 'Dragão': suspeito de financiar plano de PCC ostenta vida de luxo e tem milhões de seguidores
Empresário queria matar promotor para 'recuperar prestígio' no crime após ser alvo de operação do Gaeco, diz MP
Promotor alvo do PCC recebeu ameaça em carta há 12 anos e investigou corrupção em prefeitura e de policiais civis; saiba quem é
Empresários são presos por envolvimento em plano do PCC para matar promotor em Campinas
Objetivo era encerrar investigações
O promotor de Justiça Marcos Rioli, que atuou na operação desta sexta, informou que o plano foi descoberto na quarta-feira (27). Veja no vídeo acima.
Os empresários teriam arquitetado o plano de assassinato para interromper investigações sobre os crimes cometidos pela facção, como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa armada.
Eles teriam financiado e providenciado a aquisição de veículos e armamento, além da contratação de operadores para criar uma emboscada ao promotor.
Infográfico - Empresários são presos por plano de matar promotor em Campinas (SP)
Arte/g1
'Mijão', chefe do PCC, articulou plano, diz MP
Um dos principais articuladores do plano é Sérgio Luiz de Freitas Filho, o "Mijão", um dos chefes do PCC que está entre os principais operadores do tráfico de drogas no país, segundo o MP.
Ele está foragido há anos e, segundo as investigações, pode estar escondido na Bolívia, de onde continuaria comandando atividades criminosas. As investigações continuam para localizar outros suspeitos.
LEIA MAIS
Megaoperação contra esquema bilionário do PCC no setor de combustíveis tem 16 alvos na região de Campinas
Quem é o ex-policial preso em Paulínia em megaoperação contra esquema bilionário do PCC
Empresários são presos por envolvimento em plano do PCC para matar promotor em Campinas
Polícia Militar
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas